Este foi um fim de semana repleto de eventos desportivos, em que o país parou para acompanhar a selecção A de Portugal. No entanto, o fim de semana foi repleto de competição.
Há quarta foi de vez...
A selecção sénior de andebol feminino, conseguiu finalmente garantir o passaporte para uma fase final de um campeonato da Europa.
Podemos dizer que foi mais que merecido, uma vez que, esta selecção tinha que ganhar com uma diferença superior a 10 golos. Pouco a pouco, a selecção foi aumentando a vantagem que chegou a estar nos 15 golos. Na recta final, e com o cansaço, a selecção levantou o pé do acelerador, mas no entanto conseguiu garantir uma vantagem de 11 golos ao apito final, garantindo assim a passagem à fase final na Macedónia.
Mais que merecida esta passagem, pela entrega e pela dedicação, mas também pelo passado. Relembro que esta era a quarta vez que Portugal se tentava qualificar disputando um playoff, num passado recente as coisas não corriam de feição a Portugal, uma vez que esta já tinha falhado por 3 vezes na mesma situação.
O apoio do público foi caloroso.
Um bom presságio...
Telma Monteiro garantiu a medalha de ouro, num tornei realizado na Roménia. Os meus parabéns à judoca. Parece-me um bom presságio para os Jogos Olímpicos.
Quebrando o monopólio...
O SL Benfica conseguiu arrancar uma vitória ao FC Porto, em hóquei patins (3-2), na segunda mão da final do campeonato de Portugal. Surpreendeu-me o meu Benfica, já é tempo do regresso numa das principais equipas numa das mais importantes modalidades (relembro que já foi a segunda modalidade em Portugal).
A seguir as próximas mãos.
Surpreenderam-me...
Devo confessar, que ao contrário da euforia que se vive em torno da selecção, eu tinha e tenho a opinião que Portugal vai encontrar bastantes dificuldades para passar da fase de grupos. No entanto, e depois de assistir à exibição que a selecção arrancou frente à Turquia, fez mudar um pouco o meu discurso e a minha opinião, isto é, caso o sargentão consiga manter o ritmo competitivo que a selecção demonstrou no sábado passado.
Como colectivo, Portugal esteve bastante bem, e o duvidoso meio-campo, confirmou a sua solidez.
Gostei bastante da exibição do João Moutinho... maduro posicionalmente, de uma cultura táctica muito bom e com pormenores de estrela, possuidor de uma visão de jogo muito boa, no sábado foi um jogador que mais contribuiu para a exibição da selecção.
Desde que o Nuno Gomes marcou o golo contra a Espanha, no europeu 2004, que permitiu Portugal seguir para os quartos-de-final, afirmei que nunca mais diria mal dele, mas desde então e sendo eu Benfiquista, tem sido difícil. Mas a César o que é de César, e no sábado, Nuno Gomes provou que ainda tem cartas para dar. Que continue assim, poderá fazer a nação orgulhar-se dele pelo menos nem que seja um bocadinho.
Uma palavra também para o senhor Scolari, quer queiramos quer não, o senhor tem jeito para a coisa, pelo menos para as fases finais. Embora, os Portugueses tenham a memória curta, mas o senhor, já levou a selecção Portuguesa longe. Não lhe exijo nada para lhe reconhecer o mérito, o trabalho que ele já realizou por Portugal.
Bom começo...
Grande partida de futsal ontem, em que o Benfica ganhou ao Sporting, a contar para as meias finais do campeonato futsagres.
O jogo foi muito bem disputado e muito equilibrado, não fosse o pivot do Benfica, César Paulo a desequilibrar a partida a favor do Benfica, e possivelmente teríamos direito a ver um prolongamento e que sabe, grandes penalidades.
Época salva...
Aqui vai uma palavra de destaque para o GD Direito, que conquistou a Taça de Portugal, salvando assim uma época escassa de títulos, o que não é habitual.
O Direito bateu a Agronomia, equipa campeã nacional, por um seguro 30-13, numa partida disputada no Jamor, no Estádio Nacional.
Deixo aqui um abraço especial para um grande amigo meu, atleta desta equipa.
"TU MERECES MEU PUTO. MAIS UM CANECO!!!!"