quinta-feira, 3 de abril de 2008

3 Pontes Sobre o rio Tejo...

A meu ver, é desnecessário construir uma terceira ponte sobre o rio Tejo. Ora então, tentem acompanhar o meu pensamento como medida alternativa a mais um gasto extra de milhões.
Não seria mais interessante melhorar e aumentar as redes de transportes públicos que servem a capital? Aumentava-se e melhorava-se esta rede, a qual padece de imensas carências, de modo a que o utilizador não ficasse tanto tempo à espera, e pudesse gozar de uma viagem onde ficaria à porta de o local para onde pretendia deslocar-se, num menor período de tempo
Ao mesmo tempo que esta medida era tomada, filtrava-se e impunha-se condições aos acessos ao centro da cidade em viaturas particulares como já acontecem noutras capitais europeias, de uma forma gradual, mas eficaz.
Os parques à entrada da cidade de Lisboa seriam públicos e sem qualquer tipo de pagamento pelo estacionamento, ao invés do que se passaria no centro da cidade onde sou a favor de parques pagos, o que se já acontece.
As autoridades poderiam dar-se ao luxo de baixar o preço dos bilhetes dos transportes públicos, pois de certeza, só quem fosse louco e bastante rico continuaria a deslocar-se no seu carrinho (ao preço que a gasolina cresce).
Deste modo, todos ficariam a ganhar... As empresas de transportes públicos, mesmo que baixassem os preços do títulos, ganhariam pois a adesão aos seus serviços era em maior número. O utilizador poupava no tempo que gastava no deslocamento casa-trabalho, pouparia no dinheiro que gastava no combustível, bem como, no dinheiro do parque de estacionamento.
O ambiente agradecia e as deslocações comerciais esfregavam as mãos de contentamento com a redução de trânsito no seio da cidade.
Enfim parece-me medidas bastante simples mas que eram capazes de resultar.

Vejamos, em comparação a cidade de New York, cuja densidade populacional é dez vezes mais que a de Lisboa, e no acesso a Manhattan existe apenas uma ponte (Brooklyn Bridge) e um túnel.

E não me venham cá dizer que... Ah e tal! É para servir melhor o novo aeroporto de Alcochete porque a mim não me levam nessa. Isso ultrapassa-se com uma questão de ordenamento e adaptação. É vontade de construir e gastar. Então agora que o IVA baixou 1%, é de aproveitar!

Esta nova ponte vais resultar tanto como a ponte Vasco da Gama, cuja medida era "aliviar"o transito da 25 de Abril, no entanto, venham de manhã pela 25 de Abril para Lisboa e vejam o que vos acontece.

Errar é Humano, persistir num erro é teimosia!

3 comentários:

JB disse...

bem vou dar-te um argumento que manda logo isso tudo que disseste abaixo... e a malta do betão como é que ganha dinheiro?... Manhattan epa isso é um bairrozinho com meia duzia de habitantes, há lá algum prédio?...
como eu disse no meu blog... isto ainda não acabou... isto o governo tomar decisões definitivas acabam sempre por mudar passado pouco tempo...

Filho_de_Nell disse...

Epah, mas será que não se pode fazer alguma coisa sem que o único beneficiado seja o dito POVO. Porque é que não se tomam medidas para o POVO. O verdadeiro poder deveria estar no POVO e não dos governantes.
Relativamente ao facto da indecisão demonstrada. Epah quero lá saber se eles demoram 5 anos a decidir uma coisa. Quero é que eles quando tomam a decisão de executar tal medida, que a façam bem e que a não tornem obsoleta

JB disse...

concordo plenamente ctg, alias é preferivel levar 10 anos a tomar uma decisão do que tomar um má decisão.
o problema deste pais em relação a politica é que os politicos é que deveriam servir o povo, e não o povo estar a servir os politicos, é por isso que as coisas estão como estão, noutros paises isso ainda não se nota tanto porque ainda há um pingo de vergonha, senão já andava tudo aos tiros por essa europa fora...