segunda-feira, 3 de março de 2008

Falsas VERDADES...

A definição técnica...

A "verdade", é a realidade como ela é. Existem várias formas de se abordar a realidade, e essas variam de acordo com a formação ontológica. Não necessariamente, uma interpretação da verdade/realidade, exclui a outra. Uma interpretação da verdade/realidade, pode muito bem acrescentar, compor, somar e se fundir a outra, pelo carácter multifacetado da verdade/realidade em si mesma.


A definição pessoal...


Para mim, a definição de verdade é bastante simples. A meu ver, verdade é a distinção de certo do errado.

A verdade dói... A verdade magoa... A verdade é cruel... mas, a verdade será sempre o caminho certo. Será sempre o caminho a seguir.
Infelizmente, hoje em dia, cultiva-se o culto de se esconder o que magoa, o que dói, o que é cruel e procurar o caminho mais fácil, criando uma verdade alternativa que nos permite contornar uma situação mais delicada.
A falsa verdade é consequência directa da discriminação. É óbvio que é este o motivo que nos leva a ser menos verdadeiros, porque sabemos que do outro lado talvez não estará a compreensão e a tolerância necessária na aceitação dos factos. Hoje em dia, mais facilmente se aponta o dedo do que se estende uma mão.

Mas mesmo assim, a verdade é o princípio que deve prevalecer sobre tudo o resto,é nela que se consegue a distinção é a verdade que faz Homens melhores, e se assim o fosse talvez o Mundo não estivesse da forma como está!

Não estou aqui a dizer que nunca fui falso, sou humano, tenho as minhas falhas como Homem que sou, mas pelo menos tento optar sempre pelo caminho da verdade. Tento ser integro e todas as escolhas que faço, tento fazê-las em conformidade com este princípio que cada vez cai mais em desuso.
Pensa nisto...


"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."


Charlie Chaplin

2 comentários:

Bruning disse...

Isto já parece aqueles momentos que a rádio RFM nos protoganiza ao longo do dia ou em determinadas horas (não me recordo) em que eles no final dizem sempre "Pense nisto...!"

Mas continua a ser assim, a agir dessa maneira que gostaram de ti da maneira que tu és!!!

JB disse...

epa isto não é os momentos RFM, isto faz-me lembrar aqueles brilhantes momentos pré primeira comunhão eheheh