sábado, 23 de agosto de 2008

Sabedorias...

... foi quando percebi que ainda tenho muito para aprender, e que toda a aprendizagem não provém, única e exclusivamente, das letras escritas num livro ou mesmo das palavras de um sabedor que nos preenche a cabeça com conhecimento que muita das vezes não o sabemos aplicar em determinadas situações.
Como saberei eu aplicar um conhecimento teórico, se não sei identificar a situação em que devo aplicar esse mesmo conhecimento?
De que nos serve uma solução se não sabemos qual o problema?

É por isso, que na voz sábia do Povo se ouve "...mais viver, mais aprender...".
O conhecimento de nada nos serve se não soubermos em que situação o deveremos aplicar. Mais que conhecimento, deveremos cultivar o saber. O saber é engrandecido todos os dias com a nossa vivência. É com aparecimento de obstáculos e a eliminação dos mesmos, recorrendo a ajuda, informando-nos junto de quem já passou pela mesma situação e recolhermos a maior informação possível. A partir daí temos matéria para tomar uma decisão e agir de forma mais acertada, ou que pensamos ser a mais acertada.
Até podemos errar, mas até com os erros estamos a aprender, não será assim?

Importante é ser o humilde para percebermos que não somos possuidores de toda a sabedoria do mundo e manter os horizontes bem abertos.

Só um SÁBIO, por mais que SAIBA, SABERÁ que não é possuidor de todo o SABER.

Sem comentários: